O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) caiu quase 0,99% em janeiro deste ano, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Banco Central (BC). A redução no indicador considera o percentual dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como a maior quantidade de feriados ou fins de semana.
Com a variação, o índice encerrou o mês em 138,48 pontos percentuais. O IBC-Br abrange informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.
Em 2022, o IBC-Br registrou variação positiva de 0,01% ante janeiro de 2021. Já na comparação com os três meses anteriores, o índice ficou em 0,19% e no acumulado em 12 meses avançou 4,73%.
O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic).
O Ministério da Economia reduziu a previsão de crescimento do PIB para este ano, nesta quinta-feira (17). Com a redução, a perspectiva de crescimento passou de 2,1% para 1,5%. Para 2023, foi mantida a projeção de avanço de 2,5%.
O governo elevou ainda a estimativa de inflação para 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,7% para 6,55%.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil