Em janeiro de 2022, a cogeração de energia elétrica, no Brasil, cresceu 410,74 MW, segundo o levantamento mensal da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (DataCogen).
Foram adicionados ao sistema 1,43 MW de energia produzida por meio de biogás, a elevação da oferta da usina Asja Jaboatão, de Jaboatão dos Guararapes (PE) e 409,31 MW de licor negro - subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose - da usina da Bracell, em Lençóis Paulista (SP).
Atualmente o país possui 634 usinas de geração de energia, que produzem 19,57 gigawatts de capacidade instalada , ou seja, 10,7% da matriz elétrica brasileira, que soma 182,1 GW.
A soma da produção corresponde a 1,4 vez o total da capacidade instalada da usina hidrelétrica da hidrelétrica de Itaipu e 61% da produção é feita a partir de biomassa de cana-de-açúcar, 16,1% são da cogeração por meio de gás natural, 15,7% do uso de licor negro, 4,3% da combustão de cavaco de madeira e 1,9% de biogás.