Tragédia em Petrópolis: sobe para 80 o número mortos em temporal

Vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados; governo federal presta apoio

16/02/2022 às 10:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O número de mortes provocadas pela chuva em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, subiu para 80, segundo a Defesa Civil Estadual e a prefeitura da cidade, na tarde desta quarta-feira (16). O temporal que atingiu a cidade, ontem, provocou deslizamentos de terra em vários morros e alagamentos com fortes correntezas nas ruas.

Mais de 370 pessoas tiveram que sair de suas casas e vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias.

Os bombeiros estão atuando em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. O governador fluminense, Cláudio Castro, afirmou que pelo menos 16 pessoas foram resgatadas com vida. Cerca de 400 bombeiros trabalhando no atendimento às vítimas.

Chuvas prosseguem no país nesta quinta. Veja no AgroClima

Pelo Twitter, o ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, prestou solidariedade às famílias afetadas. Segundo ele, o presidente irá para Petrópolis na sexta-feira (18).

"Nosso secretário de defesa civil está se deslocando para o local hoje. Ontem fui contactado pelo presidente Jair Bolsonaro da Rússia, que determinou mobilização de todos para ajudar. Sexta ele estará conosco no local", diz o tuíte publicado na manhã desta quarta.

O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem à Rússia, disse que acionou outros três ministérios - Defesa Civil, Economia e e Desenvolvimento Regional - para atendimento a desabrigados e apoio à prefeitura da cidade. 

Previsão de mais chuva

Petrópolis deve esperar mais pancadas de chuva hoje (16), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a cidade, está em alerta máximo com funcionamento em estágio operacional de crise.

Segundo dados do Cemaden, o acumulado em apenas quatro horas atingiu 260mm em Petrópolis, 75mm maior que a média histórica de fevereiro, que é de 185mm. Isto é, em apenas quatro horas, choveu 40% a mais que o normal para todo o mês de fevereiro. 

Petrópolis é referência na produção de verduras e legumes no Estado do Rio de Janeiro. O Distrito de Brejal, maior produtor, fica distante da cidade, mas o transporte das mercadorias está prejudicado.

 

Com informações da Agência Brasil e Cemaden

Foto de capa: Ricardo Moraes / Agência Brasil


Últimas Notícias