Ministra vai ao Irã negociar importação de ureia ao Brasil

Insumo é importante para a produção agrícola em larga escala; produção nacional é pequena

15/02/2022 às 16:28 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viaja nesta terça-feira (15) para o Irã, onde cumpre agenda para tratar de assuntos relacionados à relação comercial com o Brasil, como a importação de ureia iraniana. O insumo é usado na produção agrícola em larga escala, embora o Brasil tenha capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. No ano passado, o país importou 7,1 milhões de toneladas apenas de ureia, segundo o Ministério da Economia.

A ida ao Irã prevê reuniões com o ministro da Agricultura daquele país, Seyed Javad Sadati Nejadi, e com o presidente da Comissão de Agricultura do parlamento iraniano, deputado Muhammad Askari, além de encontros com a Câmara de Comércio Brasil-Irã e com o Fórum Empresarial entre os dois países. Também está prevista visita à Petroquímica de Shiraz, importante produtora de ureia, e à Câmara de Comércio de Shiraz. 

Em 2020, o Brasil exportou US$ 1,9 bilhão para o Irã em produtos agrícolas, com forte participação de milho (64,4%) e soja em grãos (21,2%) sobre o total. No sentido contrário, as vendas de produtos agropecuários iranianos ao Brasil somaram US$ 2 milhões em 2020, na maioria nozes e castanhas, uvas secas e outras frutas conservadas.

Covid

Após ser diagnosticada com Covid-19, Tereza Cristina realizou novo teste nesta segunda-feira (15), que resultou negativo para a doença, possibilitando a realização da viagem programada anteriormente. A ministra - que está vacinada com duas doses de imunizantes - foi contaminada pelo novo coronavírus em 2021 e também se afastou do trabalho por duas semanas. 

Com informações do Mapa

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias