Chuva persiste no Sudeste do Brasil. Veja no AgroClima

Zona de Convergência do Atlântico Sul intensifica altos volumes de chuva

08/02/2022 às 06:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na terça-feira (8) a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e uma frente fria na altura da costa do Sudeste, causam muita chuva na região e em áreas centrais do Brasil, com volumes de 60 a 100 mm até o fim de semana.

A ZCAS intensifica o aumento da chuva em Mato Grosso e Goiás, com previsão para altíssimos volumes no sul goiano e leste e sudeste mato-grossense.

O tempo fica encoberto com chuva persistente no norte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com o solo saturado em algumas áreas mineiras e paulistas, aumenta o alerta para novos deslizamentos.

A chuva aumenta em Tocantins e Pará, podem ser registrados acumulados de 70 a 100 mm até o dia 12. No Nordeste, a chuva será forte no Maranhão, mas nas demais áreas há previsão para pequenas pancadas.

A chuva reduz e o tempo volta a ficar firme em Mato Grosso do Sul, e a massa de ar seco reduz a umidade do solo em cerca de 10% a 20%. No Sul do país, o tempo fica seco, com a alta das temperaturas e baixos volumes de chuva.

Tendência

A nova frente fria associada a área de baixa pressão atmosférica na costa do Brasil e um grande corredor de umidade no interior do país, causam temporais no decorrer da semana. Do dia 12 e 16 de fevereiro, às pancadas de chuvas podem ultrapassar os 130 mm, entre a Zona da Mata e a Serra do Rio.

Chuva deve persistir até dia 16 de fevereiro na faixa leste e sudeste do Mato Grosso, e paralisar momentaneamente trabalhos de colheita na região.

Com informações do ClimaTempo

Foto por Clima Ao ViVo


Últimas Notícias