Bolsonaro sanciona Projeto de Lei que institui a BR do Mar

Sanção deve incentiva a concorrência de transporte e melhorar a qualidade dos serviços

10/01/2022 às 19:14 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Presidente Jair Bolsonaro (PL), sancionou o Projeto de Lei n° 4.199, de 2020, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar), a proposta eleva a qualidade do serviço e incentiva a concorrência de transporte promovendo a entrada de empresas de transporte de cargas na ligação entre portos.

O projeto incentiva os investimentos de instalações portuárias e otimiza a aplicação de recursos por meio da arrecadação do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), referentes à navegação por cabotagem.

O preço do frete pode diminuir, assim como os incentivos ao transporte de navegação. O programa altera a destinação de recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), ampliando as hipóteses de uso pelo setor.

A Empresa Brasileira de Investimento na Navegação (EBN-i), deve compor frota e fretar as embarcações para a operação das empresas brasileiras de navegação (EBNs), dispensando o investimento em frota própria.

Entretanto, alguns vetos foram aplicados, como a obrigação de embarcações afretadas possuírem uma tripulação com dois terços brasileira, o que iria contra o interesse público e implicaria em uma alta nos custos das embarcações.

Com informações da Secretaria-Geral.

Foto Diego Baravelli/MInfra.


Últimas Notícias