Minas Gerais: moradores deixam suas casas após risco para rompimento de barragem

Alerta foi dado aos residentes de Onça de Pitangui, Pará de Minas e Pitangui

10/01/2022 às 18:22 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A barragem hidrelétrica da Usina de Carioca, em Minas Gerais, segue monitorada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. O reservatório de água que ameaça se romper, está localizado na divisa entre os municípios mineiros de Conceição do Pará e Pará de Minas, a cerca de 130 quilômetros de Belo Horizonte (MG).

O rompimento da usina pode acarretar no aumento do volume dos rios São João e Pará, e causar inundações. Diante disso, as autoridades alertaram no domingo (9), que moradores de áreas ameaçadas em três cidades abaixo da represa (Onça de Pitangui, Pará de Minas e Pitangui) deveriam deixar suas casas e buscar abrigo em locais mais elevados e distantes dos rios.

Até ontem (9), 34 pessoas já haviam deixado locais de risco com a ajuda de bombeiros e agentes da Defesa Civil, mas cerca de 32 pessoas permanecem em pontos de difícil acesso. A chuva deve continuar na região pelos próximos dias.

O posto de comando e controle instalado em Conceição do Pará, concentra os trabalhos do Corpo de Bombeiros, Defesas Civis estaduais e municipais; prefeituras, Polícia Militar e técnicos da Santanense avaliam o nível do Rio São João a cada 30 minutos.

Com informações da Agência Brasil

Foto Reprodução/Prefeitura do Pará de Minas


Últimas Notícias