Faesp emite nota em que repudia o abandono de búfalos em Brotas

Mais de mil animais foram encontrados abandonados em uma fazenda no mês passado

09/12/2021 às 18:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), emitiu uma nota em que repudia o abandono de mais de mil búfalos em uma fazenda em Brotas (SP). 

O caso veio a público após a Polícia Ambiental do estado ir ao local depois de receber uma denúncia, em 6 de novembro deste ano. 

Os animais abandonados estavam sem água, alimentos e em estado de desnutrição. A polícia ambiental também encontrou 22 carcaças enterradas. 

Uma equipe de voluntários da sociedade civil está no local para cuidar dos animais com o fornecimento de comida, água e tratamento veterinário.

“O responsável deve ser punido de acordo com a lei” afirma o presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles. 

Cyro Ferreira Penna Junior, presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da FAESP, diz que o caso de Brotas está longe de representar a realidade do setor.

“Esta situação é uma exceção à regra. Maus-tratos a animais são um crime, e a entidade, acima de tudo, defende a lei e a legalidade dos sistemas produtivos. É importante que fique claro que esse é um caso pontual e o autor da ação deve ser julgado de acordo com a lei. A FAESP defende a produção legal, baseada em produtividade, qualidade, sanidade e bem-estar animal. Esse caso deve ser tratado como a exceção que ele representa de fato. O proprietário dos animais deve ser punido de acordo com a lei”, afirma Cyro Ferreira Penna Junior, presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da FAESP.

Ajuda
Os voluntários que ajudam os búfalos em Brotas relatam que a maior necessidade no momento é arrecadar recursos para alimentar os animais. Médicos veterinários que tratam de grande porte também são necessários no local.

Doações para a ação podem ser direcionadas por meio do:

Pix: CNPJ 14.732.153/0001-38 – ONG A.R.A. Banco Cora SCD 403 – Agência 0001 – Conta 1372147-8.
Paypal: [email protected]

 

Foto de capa: Divulgação Redes Sociais


Últimas Notícias