As últimas estimativas para safra brasileira de café em 2022 variam muito. O cenário ocorre pela incerteza sobre a produção do grão no próximo ano. O pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA/SP), em entrevista ao Canal do Boi, falou sobre os levantamentos.
A entrevista foi exibida ontem (22), no programa “Agricultura BR”. Veja:
“Ninguém sabe, mas ninguém reconhece que não sabe. Esse é o grande problema, é muito mais sábio dizer que não sabe, do que soltar números que não refletem em nada a realidade que nós temos observado em razão de ser um momento extremamente excepcional na história da cafeicultura brasileira. Uma seca tão prolongada, seguida de geada e agora aumento do custo de produção jamais observado”, diz Velgro.
“Computando todos esses fenômenos em uma grande conjunção de fatores, percebemos que é muito arriscado falar em números neste momento. Diria para você que em Conilon até podemos imaginar números plausíveis. Em arábica é totalmente impossível nesse momento. Aqueles que o fazem, deveriam ter mais cautela e mais sabedoria, porque esses números acabam impactando o mercado às vezes negativamente”, complementa.
Foto: Fernando Barbosa (MG).