Indicador de Clima Econômico da América Latina cai 20,8 pontos percentuais, diz FGV

Segundo levantamento está é a 2ª maior queda da série histórica

23/11/2021 às 13:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Indicador de Clima Econômico da América Latina (ICE), publicado nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), apresenta o recuo de 20,8 pontos no quarto trimestre. O índice era favorável com os 101,4 pontos na sondagem do terceiro trimestre.

O ICE é aferido pela média geométrica entre o Indicador da Situação Atual (ISA) e o Indicador de Expectativas (IE). O ISA apresentou queda de 1,1 ponto e agora está com 58 pontos desfavoráveis. Mas, a redução de 45,5 pontos do IE, que passou de 150,6 pontos no terceiro trimestre para 105,1 pontos no quarto trimestre, foi o principal motivo da retração nesse período.

De acordo com o Ibre/FGV, essa é a 2ª maior queda entre dois levantamentos consecutivos desde o início da série histórica, em janeiro de 1989. A maior retração foi registrada entre o primeiro e segundo trimestre de 2020, devido às expectativas pessimistas e incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19.

Segundo a pesquisa, os três principais problemas para a América Latina, estão relacionados à falta de confiança na política do governo, seguida de instabilidade política e corrupção. O percentual para a falta de confiança na política do governo foi de 67,4%.

Com informações da Agência Brasil.

Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil.


Últimas Notícias