Tempo favorável contribui para o avanço do plantio da soja no Rio Grande do Sul

Área prevista para o plantio no estado gaúcho é de 6,32 milhões de hectares

15/11/2021 às 18:11 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O tempo favorável tem contribuído para o avanço do plantio da soja no estado do Rio Grande do Sul, que alcança 29% da intenção de 6,32 milhões de hectares, estando em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado na última quinta-feira (11) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a semeadura de soja avançou no período, apesar das precipitações na regional de Bagé.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a ocorrência de chuvas entre 2 e 5 de novembro colaborou no aumento da área semeada, que já chega a 31%. Em algumas regiões em que as chuvas foram de menor volume ou em solos arenosos, a semeadura foi interrompida.

Em áreas com integração lavoura-pecuária também foram suspensas as atividades devido ao pisoteio dos animais. Naquelas com implantação precoce há bom estande de plantas e adequado desenvolvimento. Produtores aguardam a ocorrência de chuvas para boa germinação das áreas recentemente implantadas.

O plantio do milho chega a 82% da intenção de 835 mil hectares no Rio Grande do Sul. Do total semeado, 5% já está em enchimento de grãos, 18% em floração e 77% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Já a colheita do trigo chega a 70%, favorecida no período caracterizado pela presença de chuvas esparsas, em geral, com volumes reduzidos, temperaturas elevadas e predominância de sol intenso na maior parte dos dias no Estado.

Outros 28% das lavouras ainda estão em maturação e 2% em enchimento de grãos.

 

 

Com informações da Seapdr/ RS

Foto de capa: Divulgação Emater RS/ Ascar


Últimas Notícias