Produtividade do milho pode cair 24%, estimam pesquisadores

Redução pode aparecer até o fim do século

04/11/2021 às 16:55 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As mudanças do clima provocadas pelo ser humano podem reduzir a produtividade do milho em 24% até o fim do século. Apesar disso, a eficácia do trigo pode crescer 18% decorrente da alta do gás carbônico na atmosfera e de latitudes mais elevadas.

Os dados foram publicados na revista Nature por pesquisadores da Nasa e do Instituto Potsdam para Pesquisas sobre o Impacto Climático (PIK).

As projeções foram elaboradas por modelos computacionais, que indicam condições climáticas mais acentuadas.

Segundo o pesquisador-chefe do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, Jonas Jägermeyr, produtores rurais terão de alterar datas de plantio ou uso de novas variedades, e elevar a produtividade por  meio de latitudes mais elevadas.

O resultado mostra que a produtividade do milho nas Américas do Norte e Central, no oeste da África, na Ásia Central e no Sudeste Asiático deve cair mais de 20% nos próximos anos.

O rendimento agrícola do trigo terá elevação na China e no norte dos EUA e no Canadá. Entretanto, os extremos climáticos, podem afetar a produtividade do cereal em algumas safras, e alta da concentração de dióxido de carbono na atmosfera pode diminuir seu valor nutricional.

Com informações do AviSite. 


Últimas Notícias