Governo

Guia para financiamento de projetos aeroportuários é liberada pelo Governo Federal

Projetos aeroportuários podem utilizar recursos públicos do FNAC

04/10/2021 - 09:44 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (1º), a Portaria nº 1.138, de 29 de setembro de 2021, que autoriza o Manual de Projetos Aeroportuários. O documento referencial é destinado a agentes públicos, responsáveis pelo planejamento e contratação de estudos e projetos aeroportuários para serem realizados com recursos públicos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC).

O manual elaborado pelo Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), surgiu para trazer transparência aos parâmetros de qualidade e aceitação do Governo Federal.

O documento, planejado durante dois anos por 50 pessoas, elaborou um guia para novos empreendimentos com normativos, referências, requisitos, orientações e critérios para a execução de projetos. As orientações são também para projetistas, analistas e revisores das propostas, profissionais do setor aéreo e das áreas de engenharia e arquitetura.

Os profissionais e gestores são orientados a executarem as obras seguindo a metodologia Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM), com o uso de alta tecnologia no planejamento até a conclusão do projeto, e garantir eficiência, rapidez e custos reduzidos. 

A Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) tem atualmente, 20 aeroportos seguindo a metodologia BIM, em diversas etapas do projeto. 

Com informações do Ministério da Infraestrutura/ Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Compartilhar

Últimas Notícias