Período de semeadura da soja começa nesta quinta no MS

Aprosoja/MS alerta para o período de cadastro das áreas junto ao Iagro

16/09/2021 às 14:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir desta quinta-feira (16) está liberada a semeadura de soja em Mato Grosso do Sul, autorizada por meio de Portaria divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A permissão para o plantio segue normalmente como nas safras anteriores, com o fim da janela em 31 de dezembro deste ano.

Em divulgação anterior, o Mapa chegou a estender o período de plantio até fevereiro de 2021, mas o prazo foi questionado pelo governo estadual, por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), em razão do aumento do risco de proliferação da ferrugem asiática, principal doença da cultura,.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, os meses de outubro e novembro, geralmente são os melhores para cultivo da soja no país.

“Aqui em Mato Grosso do Sul, na maioria das safras, o clima costuma contribuir exatamente nesses meses. Mas é claro que o agricultor deve ficar atento às previsões e aos volumes de chuvas que se concretizam, antes de entrar com as plantadeiras em campo”, recomendou Dobashi.

O presidente da Aprosoja/MS ressaltou ainda que os agricultores do estado precisam se atentar aos prazos para cadastro das áreas que serão direcionadas ao cultivo de soja, junto à Iagro.

O cadastro deve ser feito até o dia 10 de janeiro de 2022, neste site.
 


Últimas Notícias