Arábia Saudita suspende importações de cinco frigoríficos de carne bovina

Não há previsão para o fim da suspensão

14/09/2021 às 20:10 atualizado por Thauana Luares* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em nota enviada ao Canal do Boi, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou nesta terça-feira (14), que as importações de cinco frigoríficos brasileiros pela Arábia Saudita estão suspensas desde o dia 6 de setembro. 

A medida foi tomada devido aos casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em Minas Gerais. Reuniões estão sendo realizadas entre representantes dos dois países, mas não há previsão para o fim da suspensão.

Confira a nota:

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que a suspensão das importações de carne bovina pela Arábia Saudita ocorreu na semana passada, no dia 06 de setembro. A medida afeta cinco frigoríficos localizados em Minas Gerais. O motivo está relacionado à ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - conhecida como o “mal da vaca louca”, apesar da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ter concluído, no último dia 6 de setembro, que não há risco de contaminação do rebanho por ser atípica.

A decisão daquele país foi comunicada ao Mapa pela audiência agrícola em Riade.  Já foram encaminhadas informações técnicas sobre o caso para as autoridades sanitárias da Arábia Saudita. Estão sendo realizadas reuniões, mas não há ainda previsão sobre a retirada das suspensões”. 


Últimas Notícias