Produção industrial recua 1,3%, aponta IBGE

Este é o segundo resultado negativo consecutivo

02/09/2021 às 14:09 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em julho de 2021 a produção industrial recuou 1,3%. Este é o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando com o mês passado, perda de 1,5%, após alta de 1,2% em maio.

Com a retração de julho, a produção industrial ficou 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

O valor representa a segunda queda consecutiva no mês de junho. Houve uma perda de 1,5%, depois da alta registrada em maio de 1,2%. Além disso, devido à redução em julho, a manufaturação ficou  2,1% inferior ao patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2020 foi registrada a décima primeira taxa consecutiva positiva, decorrente do avanço de 1,2% no mês. O setor apresentou alta de 11% no ano e de 7% em doze meses.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, em janeiro de 2021, a manufatura já ficou 3,5% superior ao patamar pré-pandemia, mas logo após esse mês, houve o fechamento e restrições sanitárias em determinados locais, o que afetou o processo de produção.

O setor de bebidas teve uma queda de 10,2%, este recuo barrou os três meses de alta consecutivos que o entendia, quando reuniu 11,7%. As mercadorias do setor alimentício tiveram redução de 1,8%, a segunda queda posterior, acumulando perda de 3,8%. 

Além destes setores, os de veículos automotores, reboques e carrocerias(-2,8%), de máquinas e equipamentos(-4,0%), de outros equipamentos de transporte (-15,6%) e de indústrias extrativas (-1,2%), também sofreram com o impacto.

As atividades com aumento na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, tiveram alta de 2,8%, o principal aspecto positivo. Foi a terceira elevação seguida no mês, acumulando 10,2% de alta no período.

Com informações Agência Brasil.


Últimas Notícias