Pode faltar gado para abate em Mato Grosso, alerta Sindicato

Presidente do Sindifrigo ressalta que a atividade registrou melhores ganhos em 2020

17/08/2021 às 12:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta alerta que o estado, maior produtor de carne bovina, corre o risco de não ter gado suficiente para o abate. A entidade emitiu uma nota oficial sobre o cenário ontem, segunda-feira (16).

Segundo um comunicado da entidade, a arroba atingiu registrou uma correção, com atraso nos preços, e esses patamares serão mantidos. 

“São hábitos e costumes enraizados em nossa cultura e que precisarão se adaptar. A dura realidade da falta de matéria-prima tem trazido sérios problemas para o setor. Soma-se à ociosidade, que tem batido recordes a cada ano, o fator dos preços do produto final para o consumidor. O desequilíbrio entre a exportação e o mercado interno tem provocado um desequilíbrio maior ainda entre empresas exportadoras e não exportadoras”, disse Bellincanta.

Ele reitera que: “Ao longo de anos, o rebanho brasileiro vem se desgastando com o abate de matrizes e novilhas, redundando neste momento em uma grave diminuição de oferta. Espera-se uma melhora do quadro uma vez que com preços melhores, muitas destas matrizes antes destinadas ao abate começaram a ser novamente destinadas à cria”.

Segundo a nota, em 2018, os frigoríficos de MT abateram 5.310.000 animais, arrecadando R$ 297 milhões, saltando no ano de 2020 para R$ 432 milhões, com apenas 5.126.000 animais abatidos.

“Mesmo com a redução no número de abate, a arrecadação aumentou em 45%, em decorrência dos preços maiores. Bons números a serem comemorados, se não fossem os problemas que atingem a indústria no estado”, explica o presidente.


Últimas Notícias