SC amplia áreas de plantio e prevê safra recorde de grãos em 2021/22

Produtores aproveitaram incentivo, valorização do dólar e preços mais valorizados

01/07/2021 às 18:59 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Agricultores catarinenses estão apostando na produção de trigo, triticale, centeio, aveia e cevada para aumentar a renda e a competitividade das cadeias produtivas de carne e leite. As estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) apontam para um aumento de 55% na colheita de trigo no Estado na safra 2021/22.

Segundo a o Secretaria estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Santa Catarina deve colher 267,1 mil toneladas de trigo em 80,6 mil hectares plantados. Houve aumento de 38% na área de cultivo de trigo e todas as regiões produtoras ampliaram a área semeada - principalmente em Chapecó, Canoinhas e Curitibanos.

Os catarinenses devem produzir 53,7 mil toneladas de aveia, um incremento de 24% em relação ao ciclo agrícola anterior. A expectativa é de que o cereal ocupe 39,4 hectares no Estado, área 13% superior à ocupada na safra 2020/21. 

O secretário da pasta, Altair Silva, disse que a meta inicial era aumentar em 20 mil hectares a área plantada com cereais de inverno em Santa Catarina, e os resultados já superam as expectativas. "Ampliamos em 26,5 mil hectares a área plantada com trigo e aveia no Estado”, disse.

Além do apoio da secretaria, como uma subvenção de R$ 250,00 por hectare plantado com cereais de Inverno, até o limite de 10 hectares por produtor, outros fatores também interferiram nos investimentos de plantio, como a alta nas cotações do dólar e os preços pagos ao produtor.

Foto de capa: Jefferson Baldo/Secom  SC


Últimas Notícias