Julho começa com chuva, geadas isoladas e temperaturas em elevação

Com o recuo da massa de ar polar, temperaturas voltam a subir em diversos estados

01/07/2021 às 08:36 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os últimos dias de junho foram gelados em alguns municípios do país com a presença de neve, chuva congelada e ocorrência de geadas, mas nos próximos dias os termômetros vão subir gradualmente e esse cenário deve mudar um pouco. 

Nos estados do Sul brasileiro, o risco para geadas diminui amanhã, e a única área que pode ter ocorrência deste fenômeno é entre a serra gaúcha e o planalto paranaense. No fim de semana, as temperaturas devem se elevar e, se houver geada, será bem isolada e de baixa intensidade. A partir do dia 5, não há mais chance para geadas no Sul do país. 

No Sudeste, as temperaturas já começam a se elevar também ao longo do dia de amanhã, e o único local com possibilidade para ocorrência de geada é a serra da Mantiqueira. No fim de semana, não há mais chance para gear e os termômetros seguem elevando. Em relação às precipitações, apenas a partir do dia 09 elas devem voltar com maior incidência na região. 

Pela região Centro-Oeste, não há mais previsão para geadas significativas a partir de hoje. Apenas episódios pontuais no interior de Goiás e Mato Grosso do Sul podem registrar geadas entre hoje e amanhã. Na região, a temperatura também deve subir gradativamente e o tempo deve se manter seco, além disso, a umidade relativa do ar vai ficar baixa no período da tarde. 

Nas áreas costeiras do Nordeste, a chuva ainda é persistente. Nos próximos cinco dias, o litoral pernambucano pode receber muita chuva e os acumulados podem variar perto dos 30 mm. Amanhã, a chuva mais intensa deve atingir o norte do Maranhão. No interior nordestino, o tempo segue firme.

No Norte brasileiro, o recuo das chuvas já tem facilitado o processo de colheita do café robusta em Rondônia. Para amanhã, a previsão é de chuva apenas no norte do Amazonas e Pará, Amapá e Roraima. No fim de semana, o cenário não deve mudar e as temperaturas seguem em elevação nesta região.

 


Últimas Notícias