Após início lento na colheita da safra atual, o café arábica começa a ganhar força no Brasil. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que, até a semana anterior, as atividades estavam mais avançadas na Zona da Mata (MG), onde de 20% a 30% da produção total esperada havia sido colhida.
De acordo com os agentes consultados pelo Cepea, as atividades iniciaram mais lentas, em comparação às safras anteriores, devido à maturação tardia dos grãos após o atraso e desuniformidade das floras em 2020.
Porém, agora, as expectativas são de que o ritmo de colheita comece a avançar entre o final de junho e começo de julho, com maior volume de café previsto para chegar ao mercado no próximo mês. Quanto aos preços do arábica, estão recuando no Brasil e no mercado externo. Ontem (22), o indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou a R$ 826,92 por saca de 60kg, forte recuo 5,7% no acumulado da parcial deste mês.
Com informações do Cepea.