Sem a presença do La Niña, chuva não deve atrasar esse ano

Com a neutralidade climática, os meses de inverno devem ter chuva dentro do esperado no interior do Brasil

08/06/2021 às 12:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com o fim do outono, a neutralidade finalmente chegou, e com ela, a notícia que alegra os produtores: neste ano, a chuva não deve atrasar. O período de neutralidade ocorre quando não há interferência no clima, nem do La Niña, nem do El Niño. 

Por esse motivo, os meses de inverno não devem ter chuvas fora da média esperada, ainda que esse volume não seja alto, e a primavera deve chegar sem atraso nas precipitações. 

Veja a previsão dos próximos meses para algumas áreas produtoras da porção Central do país:

- Sorriso (MT): a previsão é de que se tenha eventos isolados de chuva nos meses de inverno, e que as pancadas retornem a partir da última semana de setembro.

- Sinop (MT): em outubro, a chuva volumosa deve retornar. Até lá, há pouca chance de precipitações e as temperaturas serão elevadas.

- Rondonópolis (MT): o tempo deve permanecer seco durante os meses de inverno e a chuva só deve retornar nos meses de setembro e outubro.

- Maracaju (MS): pancadas isoladas podem chegar durante os meses de inverno, mas a chuva expressiva só deve atingir a região a partir de setembro. 

-Londrina (PR): a região já passa por uma das maiores secas da história, e a tendência é de um inverno marcado por instabilidades. A partir de setembro a chuva se torna mais presente e com maiores acumulados.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias