Chuva forte atinge o Sul a partir desta sexta-feira

Ainda que as precipitações tenham reduzido nos últimos dias, a previsão é de que as chuvas retornem com fortes temporais nos três estados sulistas, além de ventania e ressaca nas praias

27/05/2021 às 08:32 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma nova Frente Fria avança do Uruguai para o Rio Grande do Sul e espalha altos volumes de chuva em todo o estado gaúcho a partir desta sexta-feira. Até a madrugada de sábado, essa chuva chega ao Paraná, que pode registrar mais de 50 mm na capital e nas áreas litorâneas, afetando as hortaliças na região metropolitana de Curitiba.

Com esses temporais, há risco iminente para queda de granizo, especialmente, nos estados gaúcho e catarinense. 

A primeira semana de junho será seca na maior parte do país com exceção do extremo Norte e Sul brasileiro.

No Centro-Oeste, os índices de umidade relativa do ar ficam críticos hoje. E a falta de chuva na maior parte da região, é consequência da alta pressão atmosférica, que por si só inibe a formação de nuvens de chuva e deixa o céu praticamente sem nebulosidade. 

Com a seca, o risco para queimadas fica cada vez maior. O estado do Mato Grosso já lidera o ranking nacional em focos de incêndio, com 3 mil ocorrências só neste ano, sendo responsável por 22,8% dos focos no país.

No Nordeste, a chuva só deve retornar de maneira expressiva entre Sergipe e Pernambuco a partir do dia cinco de junho. Mas infelizmente, essa chuva ainda não deve avançar pelo interior da região. Os produtores de milho e feijão no Sealba já relatam falta de chuva durante o plantio, o que vai se manter nos próximos dias.  

No Sudeste, maio termina com chuva. A nova Frente Fria avança neste sábado pela região e tem previsão de altos volumes em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os maiores acumulados devem ocorrer nas áreas litorâneas, mas nas culturas de citros, cana, milho e hortifruti, a chuva desse fim de semana também será benéfica, com volumes entre 10 mm e 30 mm. 

Outra região que também vai encerrar o mês com chuva é o Norte do país. As pancadas devem continuar em quase todos os estados, com exceção do Tocantins e de Rondônia. Nos próximos dias, essa chuva deve migrar para as áreas do extremo norte da região e apenas Roraima deve receber volumes expressivos durante este período.

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias