Chuva chega ao Sudeste e Centro-Oeste do país

A partir do dia 22, a chuva avança para São Paulo e Mato Grosso do Sul, levando alívio para os produtores desses estados

18/05/2021 às 08:26 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após uma seca histórica entre o norte do Paraná, oeste paulista e em boa parte do Mato Grosso do Sul, onde não há chuva agrícola há mais de 70 dias, o cenário começa a se tornar positivo. Os acumulados de chuva devem retornar a partir da próxima semana com pancadas de chuva pelo interior do país e acumulados que devem variar entre 20 e 50 mm.

Os produtores de trigo estão na fase inicial de plantio e, segundo a Conab, a estimativa é que a área plantada neste ano seja de 2,5 milhões de hectares, com produção de 6,6 milhões de toneladas, e para os produtores de trigo, especialmente no Rio Grande do Sul, o cenário climatológico é positivo. 

Com as últimas frentes frias que passaram pelo estado gaúcho, houve uma grande reposição dos níveis de água no solo em partes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Infelizmente a situação para os produtores do oeste e norte paranaense não é a mesma. Mas para os próximos dias há previsão de chuva entre o norte gaúcho e o sul do Paraná com acumulados que podem chegar aos 15 mm. 

No Nordeste, a chuva deve diminuir nessa semana. As atividades de campo de milho no Maranhão, cana e subsistência em áreas costeiras já podem ser retomadas. Enquanto isso, o algodão no oeste da Bahia segue com tempo firme nos próximos dias. 

No Norte do país, a chuva segue em quase todos os estados, exceto no Tocantins, que não deve receber pancadas significativas até o fim do mês.

Informações por Somar Meteorologia

Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias