Semana começa com o retorno das chuvas para a região Sudeste e partes da Bahia

19/04/2021 às 05:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com a chegada de um Ciclone na costa de São Paulo, as precipitações devem retornar para o interior paulista, triângulo mineiro e no Espírito Santo, mas ainda de maneira isolada e sem acumulados muito expressivos. Nas áreas costeiras da região o alerta fica para as rajadas de vento que podem chegar aos 50 km/h e trazer ondas de mais de 3 metros. 

Na porção central do Brasil, a chegada de um Corredor de Umidade pode trazer temporais em algumas regiões. No Mato Grosso a previsão é de acumulados que devem variar entre 20 e 40mm.

Boa parte de Goiás também deve receber pancadas de chuva nesta segunda-feira (19), mas ainda de forma irregular e com baixos volumes. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva mais volumosa só deve retornar a partir do dia 22 de abril e os acumulados podem chegar aos 40mm. Ótima notícia para os produtores que estão enfrentando um longo período sem grandes precipitações. 

Na região Norte, a presença de uma Zona de Convergência Intertropical mantém altos os volumes de chuva e tem aumentado consideravelmente o nível dos rios da região. Até a semana passada, em Manaus, o Rio Negro atingiu a cota de inundação de 27,5 metros e no Porto de Manaus esse valor foi ainda maior, chegando aos 28 metros. Nesta segunda-feira a chuva deve continuar no norte do Amazonas, Pará e Amapá com acumulados em torno dos 20mm. No Acre e em Rondônia as trovoadas devem ocorrer apenas no final do dia. 

Já nas áreas litorâneas do Nordeste a chuva deve perder força, mas chega de forma mais abrangente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Na porção central baiana, o aumento dessa chuva ajuda no combate ás queimadas, frequentes nessa época do ano. 

Após um fim de semana chuvoso, o tempo volta a ficar firme no Sul do país e a previsão é de sol entre poucas nuvens na maior parte da região. No Paraná, a chuva deve retornar entre o dia 22 e 26 de abril, o que traz uma melhora nas lavouras, principalmente no oeste do estado.


Últimas Notícias