Feriado religioso favorece consumo de peixes

Tilápia é o tipo mais procurado durante a data, com produção anual de 486.155 toneladas

02/04/2021 às 10:30 atualizado por João Sanchini* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Pixabay

Feriado católico, a Sexta-Feira Santa refere-se ao dia em que Jesus Cristo foi crucificado. Em respeito à data, praticantes da religião substituem o consumo de carne vermelha principalmente por peixes.  A espécie mais procurada é a tilápia, que tem produção anual de 486.155 toneladas no Brasil.

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) estima o consumo de peixes de cultivo no Brasil em torno de 4  quilos por pessoa, no país, por ano. A tilápia ocupa cerca de 60% deste consumo.

A importância da tilápia está ligada às qualidades nutricionais, à facilidade de preparo e à segurança. O preparo é facilitado pelo pequeno número de espinhas em filés.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o valor médio do quilo da tilápia foi de R$ 6,63 em março do ano passado. Para o mesmo mês de 2021, a média é de R$ 9,21. 

Covid-19
O setor não sofreu perdas durante pandemia de Covid-19, iniciada ano passado. A entidade trabalha, inclusive, com projeção de aumento de 5% na produção de peixes de cultivo em 2021, superando as 843 mil toneladas de 2020. O Brasil é o 4º maior produtor mundial de peixes de cultivo.


Últimas Notícias