Ipea prevê aumento de 3% no PIB de 2021

Segundo o órgão, a vacinação é um dos fatores que fará a diferença no Produto Interno Bruto do Brasil

31/03/2021 às 09:29 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Pixabay

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (30) que projeta crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 2021, com queda estimada de 0,5% no primeiro trimestre do ano, na comparação com ajuste sazonal.

“Além do impacto da pandemia e do endurecimento das medidas de isolamento social por parte de governos estaduais e municipais sobre o ritmo da economia, as previsões para 2021 também levam em conta as incertezas quanto à capacidade de se promover os ajustes nas contas públicas necessários para uma trajetória fiscal equilibrada”, disse o Ipea.

Outro fator de risco é a aceleração da inflação, refletindo a alta nos preços, administrada acima do esperado, e a desvalorização cambial, com resultado principal na alta dos preços dos alimentos e bens industriais. 

Para o segundo semestre, espera-se que consumidores e empresários retomem a confiança graças à cobertura vacinal contra a Covid-19. “As hipóteses cruciais desse cenário são que as questões associadas à pandemia já estejam sob controle e que seja possível conter as atuais incertezas fiscais”, disse o instituto.

Com informações de Agência Brasil
 


Últimas Notícias