MS desenvolve primeira vacina do Brasil contra carrapato bovino

Imunizante é resultado da parceria entre Embrapa e Fundect

30/03/2021 às 12:00 atualizado por Frederico Diegues* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Carrapato Bovino
Foto: Fundect / MS

A primeira vacina contra carrapato bovino do Brasil está sendo desenvolvida em Mato Grosso do Sul (MS). O imunizante é fruto de uma parceria entre a unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

A iniciativa começou há cerca de duas décadas, construído com base em uma linha de pesquisa dentro da Embrapa Gado de Corte. O projeto se encontra na segunda fase.

A presença de carrapatos nos rebanhos bovinos gera um prejuízo aproximado de US$ 3.2 bilhões ao ano, aos produtores rurais. Um dos coordenadores da pesquisa, o doutor em biologia molecular, Renato Andreotti explica que esse problema pode ser resolvido em breve.

“Houve o financiamento da iniciativa privada, por meio da Embrapa, foi criado um banco de dados genético do carrapato e foram efetivados testes em bovinos”, explica. 

Segundo Renato, os próximos passos serão: montar um sistema de produção em escala comercial e realizar os protocolos de aprovação no Ministério da Agricultura.

 

*Texto supervisionado pelo jornalista Douglas Ferreira


Últimas Notícias