A primeira vacina contra carrapato bovino do Brasil está sendo desenvolvida em Mato Grosso do Sul (MS). O imunizante é fruto de uma parceria entre a unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
A iniciativa começou há cerca de duas décadas, construído com base em uma linha de pesquisa dentro da Embrapa Gado de Corte. O projeto se encontra na segunda fase.
A presença de carrapatos nos rebanhos bovinos gera um prejuízo aproximado de US$ 3.2 bilhões ao ano, aos produtores rurais. Um dos coordenadores da pesquisa, o doutor em biologia molecular, Renato Andreotti explica que esse problema pode ser resolvido em breve.
“Houve o financiamento da iniciativa privada, por meio da Embrapa, foi criado um banco de dados genético do carrapato e foram efetivados testes em bovinos”, explica.
Segundo Renato, os próximos passos serão: montar um sistema de produção em escala comercial e realizar os protocolos de aprovação no Ministério da Agricultura.
*Texto supervisionado pelo jornalista Douglas Ferreira