Ciclone extratropical ameaça final de semana em estados do Sul

Previsão do tempo indica que há riscos para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra

26/03/2021 às 15:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A temperatura despenca no Sul a partir deste fim de semana pelo rompimento de um bloqueio atmosférico e avanço de uma frente fria. A temperatura máxima se aproximará dos 20°C no oeste e norte do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina entre o sábado e quarta-feira da semana que vem. 

A menor temperatura mínima está prevista para quinta-feira da semana que vem com valores em torno dos 5°C nas Serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há potencial para geadas em Urupema-SC.

No sábado, a chuva ainda será intensa pelo Sul, especialmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa da ação de uma frente fria na altura do estado catarinense e mais uma área de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Rio Grande do Sul e o corredor de umidade que vem da Amazônia. 

A Somar Meteorologia ressalta que essa baixa pressão poderá se tornar um ciclone extratropical já no domingo, na costa da Região Sul. 

No sábado (27), na maior parte do estado gaúcho a chuva vem ao longo do dia, e na forma de temporais no estado gaúcho e em pontos de Santa Catarina. 

Atenção aos acumulados elevados mais uma vez na metade sul gaúcho e entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sudeste de Santa Catarina. Há riscos para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Além disso, nessas áreas as rajadas de vento podem passar dos 50km/h e ter ainda quedas de granizo. 

 

 

A chuva vem também em forma de temporais, só que após uma tarde de calor, em grande parte de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e sul de Minas Gerais. Tem riscos também para rajadas acima dos 50km/h, com raios e queda de granizo. 

As áreas em que mais devem ter pedras de gelo são entre SC, PR, SP e sul de MG. Chove de maneira mais isolada entre o sul do Espírito Santo, o Rio de Janeiro (entre o Médio Paraíba, Costa Verde e Serrana), e o leste de Minas Gerais. Com possibilidade também de rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. 

Nas regiões Norte e Nordeste a chuva prossegue de maneira intensa e ao longo do dia. Com destaque entre o Amapá e o Rio Grande do Norte (passando por São Luís, Teresina, Macapá, Fortaleza e Natal), onde devem ter chuva volumosa e de mais de 50mm, com riscos para alagamentos e demais transtornos. Tudo por conta da zona de convergência intertropical (ZCIT). 

No leste do Nordeste, entre o litoral baiano e o estado da Paraíba, tem pancadas de chuva também, devido à borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) e mais a umidade que vem do mar. Entre o Amazonas, Rondônia e o Acre tem previsão também de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia. Com acumulados elevados, com riscos para novas cheias. 

Nessas áreas temos a influência do calor, da alta umidade e mais a presença de 2 Vórtices Ciclônicos nos Altos Níveis da Atmosfera (um entre o AM e o MT e outro entre o AM e o PA). Aliás, no norte e no oeste do Mato Grosso as chuvas ocorrem mais a partir da tarde, também na forma de pancadas fortes, só que de maneira irregular e isolada. 

No Brasil central, do Mato Grosso do Sul até o centro da Bahia, o tempo continua firme e seco, a exemplo de Goiás, Belo Horizonte e Distrito Federal. Com registros de temperaturas bem elevadas e umidade do ar mais baixa, atingindo níveis críticos, abaixo dos 30%. Por outro lado, as temperaturas mais baixas, com sensação de frio no sábado ocorrerá no Rio Grande do Sul e no sudeste catarinense, por conta do tempo mais fechado. 

 

 

Informações por Somar Meteorologia

Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias