Tempo seco pode atrapalhar produtores de milho no Brasil Central

Ainda com a presença de um bloqueio atmosférico, frentes frias seguem atuando na região Sul

25/03/2021 às 08:52 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (25), o avanço de uma nova frente fria provoca temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, levando ventos moderados, grandes acumulados de chuva, trovoadas, e até chance de queda de granizo em toda a região, apontam as informações da Somar Meteorologia. Com isso, a colheita de soja deve ser prejudicada no estado gaúcho devido aos grandes níveis de umidade no solo. 

A chuva também se mantém com potencial para trovoadas no norte do país, entre o Ceará e o Amazonas, onde ocorrem os maiores acumulados. Com as recorrentes chuvas na região, o escoamento dos grãos pelo Porto de São Luís sofre atrasos por conta das más condições nas estradas.

O milho segunda safra na região sul do Maranhão passa por redução nos níveis de chuva. Essa tendência deve se manter em Abril, gerando riscos para quebra. 

Na região Centro-Oeste e Sudeste do país, o tempo segue quente e seco com baixos índices de umidade no solo, o que causa preocupação para o desenvolvimento do milho durante a segunda safra. A previsão é de que até o fim de março as áreas produtoras de milho e café no Brasil central não recebam grandes quantidades de chuva e o calor predomine. 

As áreas produtoras de milho do Rio Verde (GO), Uberlândia (MG) e Dourados (MS), seguem nesta quinta-feira sem previsão de chuva e com temperaturas máximas que ultrapassam os 30 graus. Em Cascavel (PR), a chuva acontece de forma isolada com pancadas rápidas e trovoadas.

Para o começo de abril, a previsão é de que ocorram chuvas isoladas de 5 e 10mm entre Goiás e o Mato Grosso do Sul.

 


Últimas Notícias