Reposição de umidade do solo no Nordeste deve favorecer culturas de subsistência

Previsão do tempo para esta quarta-feira (24) aponta que a influência da Zona de Convergência Intertropical intensificará a chuva em estados do Nordeste

24/03/2021 às 08:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão do tempo indica que esta quarta-feira (24) será mais um dia de sol, calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil. Começando pela região Nordeste, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a chuva entre o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde são esperados acumulados mais elevados. 

A previsão de reposição da umidade no solo no interior do Nordeste deve ajudar no desenvolvimento de culturas de subsistência como feijão, milho e mandioca.

Nas demais áreas nordestinas, a chuva é rápida e passageira. Entre o interior da Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e interior de São Paulo, uma massa de ar quente e seco segue marcando presença, o que garante mais um dia quente e ensolarado. 

Os ventos úmidos que sopram do mar combinado à topografia local, provocam chuva rápida e isolada entre o sul de Minas Gerais e faixa leste paulista, mas não há expectativa para grandes volumes de chuva até o momento. 

 

 

No Sul, a combinação entre calor, umidade e um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina, mantém o risco para temporais isolados nos três estados da Região, que ocorrem preferencialmente no período da tarde, acompanhados por raios e ventos moderados. 

É somente em áreas da Campanha Gaúcha que o tempo firme predomina. O mar fica agitado entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A chuva mais frequente na fronteira com o Uruguai diminuirá o ritmo de colheita do arroz até o fim desta semana no estado gaúcho.

Na região Norte do Brasil, a combinação entre calor e umidade mantém o risco para chuva em todos os estados, com destaque para o Amazonas, norte do Pará e Roraima, onde são esperados os maiores acumulados de chuva e não se descarta o risco para transtornos.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias