Clima não vai impedir supersafra de grãos, diz ministra

Tereza Cristina Corrêa também descartou 'problemas' com altas de custo do frete

09/03/2021 às 07:52 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

As chuvas intensas em estados como o Paraná, Mato Grosso e Goiás, no início do período de colheita da soja, não devem impedir o registro de novo recorde de safra no Brasil, segundo previsão da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa. "Tivemos, sim, alguns problemas neste início de colheita, mas não acredito que irão interferir nem atrapalhar nossa previsão de uma safra recorde neste ano", disse a ministra ao Canal do Boi, nesta segunda-feira (8), em Campo Grande (MS).

Tereza Cristina participou como convidada de solenidade de entrega de ônibus escolares, pelo governo federal, ao governo de Mato Grosso do Sul. A ministra é deputada federal, pelo Estado, e filiada ao DEM.

A previsão de safra de soja da , deste ano, é de 133,8 milhões de toneladas. Empresas de consultoria estimam perda de até dois milhões de toneladas devido às chuvas, ao ataque de pragas e atraso na colheita, o que deve refletir no plantio e colheita de milho. "Essa é uma das preocupações com o atraso do plantio do milho 'safrinha' deste ano", disse a ministra. Tereza Cristina disse ainda que o "cenário interno" é favorável ao agronegócio, na sequência do "bom comportamento" do mercado exterior.

Sobre transportes, a ministra disse que as altas de preços nos combustíveis são reflexos da valorização do petróleo em nível mundial. "É (o petróleo) uma commoditie como qualquer outra, como a soja, por exemplo, que tem preços regulados pelo mercado mundial", disse. 

Foto de capa: Reprodução/Canal do Boi


Últimas Notícias