O maior fabricante mundial de vacinas, o Serum Institute of Índia (STI) pediu aos países que aguardam imunizantes contra a Covid-19, que sejam “pacientes”. O representante do instituto, Adar Poonawalla, publicou no último domingo (21) em redes sociais, que foi orientado a dar prioridade às necessidades do país. Ele não deixou claro de onde veio a ordem ou se essas instruções são novas.
Publicação do representante do SIT traduzido do inglês pelo Google Tradutor
Antes da pandemia o STI era responsável por 60% das vacinas mundiais. A empresa está produzindo centenas de milhões de doses da vacina anglo-sueca AstraZeneca, conhecida localmente como Covishield, em suas instalações em Pune, no oeste da Índia, e já enviou milhões para o estrangeiro, incluindo o Brasil.
O fabricante indiano recebe pedidos de diversos países, entre eles o Canadá. A previsão da empresa é fornecer 200 milhões de doses no âmbito da plataforma Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso às vacinas dos países mais pobres.
Com informações Agência Brasil / Foto de capa: Tânia Rêgo