Brasil tem boa expectativa de negócios na Gulfood 2021, diz Apex

Márcio Rodrigues, presidente da Apex-Brasil, ressalta oportunidades de negócios

22/02/2021 às 08:21 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 “O Brasil hoje é o maior produtor e exportador de proteína Halal do mundo e somos, também, o segundo maior exportador de produtos agrícolas para o Oriente Médio”. A declaração é de Marcio Rodrigues, gerente de Agronegócio da Apex-Brasil, sobre a participação brasileira na Gulfood 2021, iniciada neste final de semana e que vai até dia 25, próxima quinta-feira.

Rodrigues acrescentou em entrevista ao portal eatnstays.com que “somente em 2020, o valor das exportações brasileiras atingiu cerca de US $ 9 bilhões. Há perspectivas de retomada do crescimento em importantes países que participam da feira. Temos forte presença em carnes e proteína animal, além de açúcar, soja e milho”. 

Segundo ele, o país tem boa participação no mercado com animais vivos, café e algodão, entre outras commodities. “Vale ressaltar que nos últimos anos tivemos diversos novos mercados abertos pelo Ministério da Agricultura para a região, o que abre novas oportunidades. Entre os principais setores com potencial para expandir as vendas para esses mercados estão sucos, lácteos, mel, alimentos orgânicos e funcionais, além de alimentos processados e embalados ”.

Atraindo milhares de compradores de todo o mundo, a Gulfood apresenta as principais tendências do mercado de alimentos e bebidas e facilita a mobilização comercial. A feira também atrai tomadores de decisão no comércio e também influenciadores da região árabe, segundo a Apex-Brasil.
Interesse

Marcio Rodrigues, presidente da Apex-Brasil. Foto: Divulgação/Apex

“Os Emirados Árabes Unidos estão entre os mercados prioritários mapeados pela Apex-Brasil. Além disso, a feira cobre muitos compradores de outros grandes e relevantes mercados também daquela região (Oriente Médio e Norte da África) como Arábia Saudita, Irã, Argélia e Egito. Dubai é um hub para a região, considerada uma plataforma de comércio e abastecimento para exportadores que buscam novas vendas no Oriente Médio, África e Sudeste Asiático ”, disse Rodrigues.

Os negócios do Brasil na região saltaram de US$ 645 milhões em 2015 para US$ 1,4 bilhão em 2019. A Apex-Brasil disse que apesar das circunstâncias do Covid-19 impactarem o número de participantes da exposição, a relevância do Gulfood 2021 permanece intacta.

Estudos de mercado realizados pela Apex-Brasil indicam que os subsetores de alimentos apresentam uma oportunidade de US $ 10,8 bilhões para produtos brasileiros em importações de países da região e US $ 4,2 bilhões em exportações brasileiras para esses mercados. A participação brasileira corresponde à significância destes subsetores e 38,9 por cento das empresas do pavilhão brasileiro atendem a este segmento.

A Apex-Brasil possui escritório próprio em Dubai para aproveitar as oportunidades e ampliar ainda mais a presença de empresas brasileiras.

Mercados

Os Emirados Árabes Unidos são um dos mercados prioritários para a Apex-Brasil e a Gulfood atrai compradores dos principais e relevantes mercados do Oriente Médio e Norte da África, como Arábia Saudita, Irã, Argélia e Egito. Dubai é aclamado como um centro comercial regional e uma plataforma de reexportação para empresas que buscam crescer no Oriente Médio, África e Sudeste Asiático.

A Apex-Brasil disse que a diversificação progressiva da economia do país também ajudou no crescimento dos negócios, reduzindo sua vulnerabilidade aos movimentos do preço do petróleo em comparação com outros estados do Golfo, o que dá mais segurança aos exportadores brasileiros e ao comércio baseado no país.


Últimas Notícias