Governo quer discutir preço de combustíveis com a Petrobras

Presidente Jair Bolsonaro defende mudanças na cobrança de ICMS

05/02/2021 às 10:01 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (4), durante live em redes sociais, que convocou uma reunião com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e pelo menos três ministros para discutir o preço dos combustíveis. O encontro será realizado na manhã desta sexta-feira (5) em Brasília.  

"Amanhã [hoje, 5] vou ter uma reunião envolvendo o ministro da Infraestrutura [Tarcísio Gomes de Freitas], da Economia [Paulo Guedes], das Minas e Energia [Bento Albuquerque] e o presidente da Petrobras para falar de combustível", disse o presidente. 

Desde o início do ano, a Petrobras reajustou duas vezes o preço da gasolina e uma vez o preço do diesel. No caso da gasolina, a alta acumulada nas refinarias foi de cerca de 13%, enquanto o óleo diesel teve aumento de 4,4%.   

Segundo Bolsonaro, a questão do preço dos combustíveis será tratado de forma pública. Desde 2016, a Petrobras segue uma política de variação do preço dos combustíveis que acompanha a valorização do dólar e a cotação do petróleo no mercado internacional. 

Bolsonaro defendeu uma mudança no atual modelo de cobrança do ICMS pelos estados, que incide sobre o preço médio nas bombas. "O que nós queremos, gostaríamos que fosse feito, é que o Congresso votasse, aprovasse uma lei dizendo que o ICMS vai incidir sobre o preço do óleo diesel na refinaria ou que tenha um preço fixo, como a Cide", argumentou.

Foto de capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Últimas Notícias