Anomalia preocupa setor da soja em Mato Grosso

Stress hídrico e altas temperaturas podem ser causa de problema

03/02/2021 às 15:05 atualizado por Valdir Pacheco - Sinop (MT) | Siga-nos no Google News
:
Podridão da soja
Foto: Reprodução/Canal do Boi

O surgimento de novos casos de uma anomalia ainda desconhecida por especialistas e produtores volta a gerar preocupação no setor de soja em Mato Grosso, como ocorreu na safra 2019/20. A doença causa abortamento de sementes e o apodrecimento de vagens em ponto de colheita, com perda acentuada da produção.

A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Solange Bonaldo, que estuda o problema, não esconde a preocupação. “Esse problema está relacionado com o stress ambiental que a planta tem sofrido”, disse.

A especialista cita a compactação do solo e a baixa reserva hídrica do solo no momento do plantio, além da baixa quantidade de “palhada” e os períodos de seca e de altas temperaturas (veranicos) no período de germinação, como causas do baixo desenvolvimento das raízes.

“O sistema radicular não se desenvolve e fica pré-disposto a diversos fitopatógenos, como as macrofominas, nematoides e fuzarium”, explicou, conjugados com a transpiração causada pelo calor, segundo a pesquisadora. Nestas circunstâncias, a planta aborta vagens e grãos por causa da falta de água e de raízes mais resistentes.

A incidência do problema é menor em áreas com plantio de brachiaria e com escarificação do solo, disse Solange Bonaldo. Mas, não é tudo. “É preciso analisar caso a caso, com critérios de avaliação, para identificar qual é o principal responsável pelo stress hídrico”, disse.

Choque térmico

Na análise, Solange Bonaldo revela pesquisa em áreas com irrigação por pivô central. A aplicação de água durante o dia estaria causando um choque térmico em períodos em que a temperatura do solo passa de 53 graus centígrados. “As raízes podem sofrer danos com a aplicação da água”, disse.

O ideal seria o monitoramento do solo e o acionamento da irrigação em períodos de temperatura amena.

Dicas da especialista

- Um bom manejo do solo
- Avaliar compactação da área de cultivo
- Verificar condicionadores de solo
- Analisar a quantidade de micro-organismos do solo
- Aproveitar momento adequado para plantio
- Analisar possível adiamento da data de cultivo
- Evitar a superpopulação de plantas no terreno

Veja reportagem do jornalista Valdir Pacheco. 

 


Últimas Notícias