Um projeto que estimula a conservação de água e solo na bacia do ribeirão Pipiripau (DF) ganhou o segundo lugar da premiação Water ChangeMaker Awards, promovido pela Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês), que reconhece iniciativas de todo o mundo que promovem mudanças socioambientais por meio das águas.
O projeto Produtor de Água no Pipiripau - iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e parceiros - levou o segundo lugar, entre 10, em empate com projeto do Fondo Mexicano para la Conservación de la Naturaleza A.C., após votação popular entre 12 finalistas.
O vencedor foi o projeto The Masungi Georeserve story: Restoring forgotten watersheds through youth-led movements, das Filipinas, e o terceiro colocado foi um projeto da Bolívia. Os ganhadores foram anunciados nesta semana, durante a Cúpula de Adaptação Climática 2021.
Vigente até 2023, o projeto tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau para ampliar a oferta de água que abastece cerca de 180 mil habitantes do Distrito Federal, além de melhorar a qualidade do recurso.
*Com informações da ANA
Foto de capa: Divulgação/Projeto Piriripau