Macron é ‘fake news’ da Europa, diz presidente da Aprosoja Brasil

Bartolomeu Braz afirma que Emmanuel Macron desconhece a realidade brasileira

14/01/2021 às 17:21 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A principal entidade representativa dos produtores de soja do Brasil rebateu, nesta quinta-feira (14), a declaração do presidente da França, Emanuel Macron, que acusou agricultores brasileiros de produzirem em áreas de desmatamento da Amazônia. Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil, disse que Macron é um “fake news” da Europa. 

“Sempre que ele tem problemas com popularidade ou quer tocar algum projeto político ele investe contra o Brasil”, disse. E disparou: “Ele é uma Greta [Thumberg, ativista de causas ecológicas] na versão masculina”, durante entrevista ao Canal do Boi. 

A reação de Bartolomeu Braz foi resposta a uma postagem de Macron em uma rede social, na terça-feira (12), de que o Brasil vende soja em áreas desmatadas de florestas da Amazônia. “O Brasil é hoje uma vitrine mundial da produção sustentável, com uma produção que tem respeito ao meio ambiente, respeito às leis brasileiras, às reservas legais, aos parques ecológicos e às APPs [áreas de proteção permanente]. Ele é um fake news”, disse Braz. 

O líder do setor disse que Macron “não conhece a realidade da produção brasileira. Ele mente muito. Menos de um e meio por cento do bioma amazônico é usado para a produção de soja e estão em áreas de integração lavoura-pecuária e não em áreas de desmatamento”, afirmou.

Bartolomeu Braz disse que as afirmações de Macron não vão abalar o mercado brasileiro. “Se empresas francesas deixarem o Brasil o impacto será muito maior para a França do que os franceses deixarem de comprar do Brasil”.

Crime

“Ele cometeu um crime e precisa ser punido. Nós não podemos deixar essa gente de fora falar mal do Brasil e a gente, depois, gastar muito aqui. A Aprosoja Brasil está em todos os consulados e na mídia mostrando que atuamos com base em dados científicos, mostrando o que é a realidade brasileira e não com essas informações que são passadas por ONGs que têm outros interesses e algumas mídias que buscam ganhar dinheiro em cima da produção brasileira”, disse.

Na opinião de Bartolomeu Braz, a França busca meios de manter subsídios a produtores de alimentos do país, que têm limitações impostas pela OMC (Organização Mundial do Comércio). “Eu conheço os sistemas de produção de soja de lá [da França]. Os produtores são subsidiados, sem eficiência”. 

O Brasil deveria, na opinião de Braz, recorrer à OMC para combater os subsídios de países, como a França. “A gente está buscando juridicamente um meio de acabar com isso. Precisamos de alternativa jurídica para que a gente possa regular esse tipo de coisa e acabar com essas mentiras, principalmente quando vem de um presidente com o da França, um país que tem uma história bacana. Mas, acho que é preciso mexer no bolso deles para aprenderem”, finalizou.

Foto de capa: Reprodução/Canal do Boi

Veja a entrevista na íntegra.

 


Últimas Notícias