Bolsa Brasileira de Mercadorias lança plataforma de seguro agrícola inédita no mercado

30/11/2020 às 12:34 atualizado por Assessoria | Siga-nos no Google News
:

Ser pego desprevenido por uma geada ou por uma estiagem e perder parte ou toda produção agrícola está longe de ser razoável. Isso explica a expectativa de crescimento este ano de 50% na contratação de seguro agrícola no Brasil, investimento que vem aumentando e recebendo incentivos federais. No último ano, o mercado brasileiro emitiu R$ 5,3 bilhões em prêmio no seguro agrícola, um avanço de 15% em relação a 2018. Esse crescimento representa uma maior percepção de risco por parte dos produtores.

Frente a este cenário, foi percebida a necessidade de criar-se uma plataforma especializada em seguros rurais com características inéditas que atendessem aos produtores sem distinção do porte de seus negócios, com trâmite simplificado e de fácil compreensão e que oferecesse uma gama variada gama de produtos, incluindo, aqueles de baixa contratação na carteira de seguros rurais, como hortaliças, legumes, raízes, pecuária e florestas, por exemplo.

Assim nasceu o BolsaAgro Seguros Agrícolas, a partir de uma parceria da Bolsa Brasileira de Mercadorias com a empresa AgroSeguros. No BolsaAgro Seguros Agrícolas, os produtos são disponibilizados para cotação e contratação de forma digitalizada. Pela plataforma, é possível contratar seguros por perda de produtividade causada por diferentes eventos climáticos para todos os grãos e seguro de danos para frutas, hortaliças e tubérculos, além de outras culturas como café e cana-de-açúcar. A AgroSeguros selecionou previamente os melhores seguros agrícolas das melhores seguradoras para cada cultura e outras atividades agropecuárias

A plataforma, lançada internamente este mês, já está disponível para os produtores que já podem entrar no sistema, pedir a cotação de um seguro. A cotação será enviada por e-mail instantes depois. A contratação também é feita digitalmente. Trata-se de um modelo inédito de plataforma, diferente das tradicionais que se caracterizam apenas por comparar preços de seguros. "Analisamos as demandas do mercado em relação às necessidades de coberturas de seguro para cada produto agropecuário ou patrimonial e oferecemos cotações da seguradora que tenha as melhores condições de coberturas e preço, de forma simplificada e com linguagem de fácil entendimento”, comenta Alfredo, diretor-geral da Agro Seguros.

A novidade também disponibiliza a contratação de apólices para máquinas e equipamentos, riscos patrimoniais para propriedades rurais e agroindustriais, seguro de vida do produtor, contratados ou funcionários e outros. "Nós ficamos muito contentes em poder oferecer essa nova modalidade de negócios para o mercado. Com o BolsaAgro Seguros Agrícolas, os produtores rurais poderão contratar seguros através dos nossos corretores de forma rápida, eficiente e sem burocracia", resumiu João Paulo Lefèvre, presidente do Conselho de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias.

Seguro Agrícola no Brasil

Atualmente, as modalidades de seguro mais contratadas pelos produtores brasileiros são as de safras e equipamentos. Enquanto o seguro de safras oferece proteção contra perdas decorrentes de eventos climáticos, o seguro de equipamentos é destinado à proteção do maquinário utilizado nas operações de plantio, manejo, condução e colheita de cultivos agrícolas de um modo geral. Para a contratação da apólice, leva-se em conta o local onde está situada a propriedade, as culturas produzidas, as épocas de plantio e outros fatores.

No caso de um sinistro, o retorno de um produtor à sua atividade pode levar até três anos. Se o produtor, por outro lado, tiver seguro na propriedade, o pagamento do sinistro é feito em até 30 dias, possibilitando uma rápida recuperação da atividade, segundo projeções da Tokio Marine Seguradora, uma das empresas parceiras da Bolsa no projeto. As perdas, no caso de o produtor não contar com seguro, podem ser irreparáveis, inclusive afastando o produtor da atividade.

 

Com informações Bolsa Brasileira de Mercadoria


Últimas Notícias