Conflitos agrários entre indígenas e produtores rurais do MS - série completa

30/10/2020 às 07:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
  • PARTE 01 - Cerca de 150 produtores rurais de MS estão em conflito territorial com indígenas

Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 150 produtores rurais estão em conflitos territoriais com indígenas.

Nesta primeira parte de uma série de matérias sobre o assunto, o repórter Vinícius Souza mostra a realidade dos produtores do estado.

 

  • PARTE 02 - Produtores de MS temem invasões em conflitos territoriais com indígenas

Acompanhe a segunda parte da reportagem que conta o drama enfrentado por produtores rurais que estão em área de conflitos territoriais com indígenas em Mato Grosso do Sul. Já são cerca de 150 propriedades no estado em situação de invasão.

 

  • PARTE 03 - Conflitos agrários entre indígenas e produtores rurais interrompem plantio em MS

Confira a terceira reportagem sobre conflitos agrários entre indígenas e produtores rurais, preparado de maneira exclusiva pelo Canal do Boi, em que mostra imagens de um ataque na região de Dourados e o que diz o poder público sobre as invasões.

 

  • PARTE 04 - Produtores pedem reintegração de posse em conflito territorial com indígenas

Acompanhe a parte quatro da série de reportagens produzidas pelo Canal do Boi sobre os conflitos agrários entre produtores rurais e indígenas. O repórter Vinícius Souza viajou para o interior de Mato Grosso do Sul a fim de conhecer a situação enfrentada pelos produtores que pedem pela reintegração de posse e a discussão sobre marco temporal. Confira.

 

A equipe de reportagem entrou em contato com o procurador responsável pela região de Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, mas sua assessoria informou que ele não teria disponibilidade na agenda para nos atender. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também foi procurado e disse, em nota, que os estudos, a delimitação e a demarcação das terras indígenas no Brail são atribuições da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

As famílias identificadas pela Funai como ocupantes de boa-fé não indígenas são passíveis de reassentamento pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, na condição de candidatas a beneficiárias do programa, conforme a disponibilidade de áreas ou lotes em assentamentos criados pelo Incra. A Funai foi procurada, mas disse não ter fonte disponível para falar do tema e espera contribuir em uma próxima oportunidade.

 

  • PARTE 05 - Produtores em conflito agrário com indígenas contam suas trajetórias nas propriedades

 

No dia 28 de outubro, o marco temporal seria julgado pelo STF, mas foi adiado e, até o momento, não existe previsão de nova data para que o julgamento aconteça. Durante o processo de produção das reportagens, a Funai afirmou não possuir fonte disponível para tratar do assunto.


Últimas Notícias