Volume de chuvas adequado para plantio deve chegar em novembro no MS

Previsão para a primeira quinzena de novembro deve variar entre 200 mm a 240 mm

06/10/2020 às 18:14 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mato Grosso do Sul deve registrar a partir da segunda quinzena de outubro pequenas pancadas de chuvas, que podem ficar entre 10 mm a 40 mm, segundo a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS), Franciane Rodrigues.

Coordenadora do Cemtec explica que bons volumes de chuvas devem chegar em MS apenas em novembro. Foto por José Cunha

Bons volumes e ideias para o plantio, especialmente da soja, são esperados para a primeira quinzena de novembro, que poderão variar entre 200 mm a 240 mm para todo estado. Conforme explica Franciane, se o produtor optar por semear agora, em que as temperaturas no estado ultrapassaram os 40°C em vários municípios e o volume de chuvas não é suficiente, corre risco de perder essas sementes. 

“Essa chuva agora de outubro não é nossa chuva oficial, há indícios fortes de atraso nessas chuvas da primavera. O produtor só vai poder plantar, possivelmente, com segurança em novembro”, ela diz.

Temperaturas
Mato Grosso do Sul tem registrado temperaturas recordes nas últimas semanas. No interior, em Água Clara e Coxim, os termômetros chegaram aos 44,1°C, a maior temperatura do estado nos últimos 38 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo a coordenadora do Cemtec, as altas temperaturas podem ser influenciadas pelas queimadas no Pantanal, que devastaram, até o momento, 3,461milhões de hectares do bioma, de acordo com dados do governo de Mato Grosso do Sul. “Temos uma grande concentração de fumaça, que tem como componente químico o carbono. O carbono é um átomo que absorve radiação solar, o que eleva as temperaturas”, explica Franciane.

 


Últimas Notícias