Assista agora:
Previsão do Tempo

Chegada da Primavera na próxima semana deve trazer chuvas para o Pantanal de MS

Expectativa é de melhores volumes de chuvas nas próximas semanas, prevê Cemtec/Semagro

18/09/2020 - 16:59 | Por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News

Nesta sexta-feira (18), o governo de Mato Grosso do Sul realizou uma live para divulgar o levantamento sobre as queimadas que atingem o Pantanal sul-mato-grossense. Estiveram presentes o líder da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro), Franciane Rodrigues e o Tenente-Coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros.

Mato Grosso do Sul está sem volume significativo de chuvas há 26 dias, de acordo com os dados divulgados pela coordenadora do Cemtec, mas devem retornar nas próximas semanas. Até 26 de setembro, são esperadas pancadas de fracas intensidades para o estado, de até 10 mm, inclusive na região pantaneira. 

Os melhores volumes devem ficar para a próxima segunda-feira (21) e terça (22).

Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro, a previsão aponta para acumulados mais significativos. Entre 27 a 29 de setembro, para o sudoeste e sul do Pantanal, são esperados até 50 mm. As regiões Central, Norte e do Bolsão poderão ter cerca de 20 mm.

Franciane Rodrigues explica que as primeiras chuvas terão baixa intensidade e não devem amenizar de forma significativa as queimadas no Pantanal, mas deverão contribuir para melhorar a temperatura e umidade relativa do ar. Para o final de setembro, a expectativa é de maiores volumes, o que deve ajudar para acabar com os focos de incêndio. 

 

Primavera
A estação da Primavera terá início na próxima terça-feira (22) e a previsão promete retorno das pancadas de chuvas e temperaturas mais amenas em comparação ao inverno, que chegou a ultrapassar os 42ºC no estado, segundo informações do Cemtec/ Semagro.

A temperatura média para o estado no próximo trimestre ficará entre 22.5ºC a 27.5ºC, com a região pantaneira devendo receber entre 300 a 400 mm no volume de chuva.

Segundo a coordenadora do Cemtec, a expectativa de chuvas estará ligeiramente abaixo das médias.


 

Compartilhar

Últimas Notícias