Pecuaristas se preparam para a segunda etapa de vacinação contra brucelose no MT

Vacinadores estão passando por processo de reciclagem em todo o estado

31/07/2020 às 17:43 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Pecuaristas de Mato Grosso se preparam para proteger bovinos e bubalinos contra a brucelose - na segunda etapa de vacinação que começou em julho. Os treinamentos para os vacinadores estão sendo retomados aos poucos, após suspensão devido à pandemia da Covid-19. A execução visa cumprir exigência dos órgãos regulamentadores quanto à capacitação dos agentes que devem passar por reciclagem de conhecimento a cada dois anos.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), médico veterinário José Alves de Souza, há dois tipos de vacinas: a B19, que deve ser aplicada nas fêmeas de três a oito meses de idade; e a RB51, utilizada a partir dos nove meses. “A vacinação é obrigatória, por ser uma zoonose transmissível ao ser humano, caso este consuma o alimento contaminado”.

O presidente do sindicato de Alto Garças, José Milton Breintenbach, considera o treinamento de extrema importância devido à periculosidade da doença. “A brucelose é contagiosa, por isso a vacina tem que ser aplicada por uma pessoa preparada”.

Em Colniza, foram realizados dois treinamentos. De acordo com o presidente do sindicato, Antônio Reis de Melo, grande parte dos participantes dos cursos fizeram para reciclagem do conteúdo. “Tinham muitos trabalhadores rurais que precisavam renovar a certificação para aplicar a vacina”.

 

Informações por Senar/ MT


Últimas Notícias