Clima atrapalha e colheita do milho avança a passos lentos em MS

Mato Grosso do Sul tem expectativa de colher 8,195 milhões de toneladas com produtividade média de 72 sc/ha

30/07/2020 às 12:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A colheita do milho de segunda safra em Mato Grosso do Sul que começou em meados do dia 15 de julho, avançou pouco nos últimos 10 dias, como mostra o boletim técnico do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga/MS). O clima tem interferido na colheita.

Dados do boletim técnico 368/2020, que pode ser conferido aqui, mostram que o Estado soma 8,4% de área colhida. O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, explica que a temperatura mais baixa mantém a umidade do grão, atrasando a colheita.

“Na região Norte onde a colheita está mais adiantada, as temperaturas são mais altas. Em Alcinópolis, por exemplo, 40% da área já foi colhida. Também é onde a produtividade está mais alta. Vemos que os milhos plantados em fevereiro são historicamente os com maior produtividade, acima de 100 sacas por hectare”, explica o presidente da Aprosoja/MS.

Até o momento, 50% do milho de segunda safra já foi comercializado e o preço segue estável, na casa dos R$ 38. Mato Grosso do Sul tem expectativa de colher 8,195 milhões de toneladas com produtividade média de 72 sc/ha.

Foram 1,895 milhão de hectares plantados com milho na safra 2019/2020, o que representa queda de 12,79% no total comparado a safra passada. A redução se deve as condições climáticas adversas na época de colheita da soja.

 

Informações por Semagro


Últimas Notícias