Secretário de Agricultura da Bahia assume a presidência do Grupo Matopiba

Região é considerada a maior fronteira agrícola do Brasil

24/07/2020 às 12:01 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa assumiu na última terça-feira (21), a presidência do Grupo Matopiba, formado pelos secretários estaduais de agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ele substitui César Halum, que até o mês passado foi secretário da Agricultura de Tocantins e foi nomeado secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A presidência do Grupo Matopiba é escolhida através de um revezamento entre os secretários da Agricultura de cada estado e é exercida pelo período de um ano.

O Matopiba recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados, sendo que 33% da área está no Maranhão; 38% no Tocantins; 11% no Piauí; e 18% na Bahia. Atualmente, o Matopiba reúne 337 municípios em uma área total de 73.173.485 ha, sendo considerada a maior fronteira agrícola do Brasil na atualidade.

“A ideia do Matopiba é de que os secretários procurem soluções em comum para toda a área, potencializando sua vocação agrícola. É uma região já reconhecida no mundo como de enorme potencial agrícola e a união estratégica dessas secretarias estaduais está impactando positivamente no fortalecimento de todo o território”, comenta Lucas Costa. Ele também anunciou que em breve serão apresentados os resultados de projetos que vêm sendo desenvolvidos em conjunto, como organização dos períodos de vazio sanitário entre os estados, criação de uma política de cooperação no tangente ao recolhimento e análise de macrodados, georreferenciamento, análise de áreas plantadas, de colheitas etc.

 

Informações por Seagri/ BA
Foto de capa por Daniela Maciel


Últimas Notícias