Paraná foi o estado que mais contratou apólices de seguro rural em 2019

Produtores paranaenses representam 40% dos contratos firmados no ano passado

16/07/2020 às 12:42 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Paraná manteve, em 2019, a liderança na contratação de seguro rural, pelo Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Rural (PSR). Conforme o relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os produtores paranaenses contrataram mais de 38,1 mil apólices, o que representa 40% do volume de contratos firmados naquele ano.

As subvenções federais no Estado totalizaram R$ 130,2 milhões e as culturas que os produtores mais recorreram ao seguro rural foram de soja, milho safrinha e trigo.

O volume de apólices contratadas pelo Paraná corresponde a mais que o dobro que os 18,3 mil contratos efetivados pelo Rio Grande do Sul, segundo Estado que teve mais adesão ao PSR. Em seguida, aparecem São Paulo, com 15,4 mil contratos, Mato Grosso do Sul, com 4,8 mil, e Goiás, com 4,7 mil apólices. No total, o PSR destinou R$ 440 milhões à subvenção do seguro rural, atendendo a 52,8 mil produtores rurais em todo o Brasil.

“Alguns fatores combinados explicam o fato de o Paraná ter se consolidado como o maior usuário do seguro rural. Um desses aspectos é o de o Paraná ser um celeiro de produção, que adota muitas tecnologias. Entre elas, está o seguro rural, que os produtores paranaenses entenderam como importante para garantir a produção e minimizar os riscos. Já se tornou cultural no Estado”, avalia o coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers.

 

Informações por Sistema FAEP/SENAR-PR


Últimas Notícias