Agronegócio na Bahia cresce 3,9% no primeiro trimestre e supera média brasileira de 1,9%

Participação do agronegócio no PIB baiano saiu de 19,9% para 21,1% na comparação com o mesmo período do ano passado

09/07/2020 às 17:08 atualizado por Seagri/BA - | Siga-nos no Google News
:

O agronegócio da Bahia cresceu 3,9% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. Os números foram apresentados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e colocam o setor em posição de destaque na construção do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no estado. 

A participação do agronegócio no PIB da Bahia saltou de 19,9% para 21,1%, um aumento de 1,2 ponto percentual que faz do setor o responsável por um quinto do PIB do estado.

O bom desempenho do setor contribuiu para que o PIB baiano no primeiro trimestre apresente crescimento de 0,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Para se ter uma dimensão da boa performance, em cenário de economia desacelerada, no mesmo período o PIB do Brasil diminuiu em 0,3%, segundo dados SEI/IBGE.

“Esses números só confirmam o quanto o agronegócio é importante para a economia da Bahia e também do Brasil. Os dados mostram que enquanto na Bahia o crescimento do agronegócio, no primeiro trimestre, foi de 3,9%, no Brasil foi de 1,9%. No primeiro trimestre, a agropecuária movimentou R$ 3,168 bilhões na Bahia e a expectativa é de que o setor continue a apresentar bons números durante todo o ano, apesar da Covid-19. Esperamos, agora em 2020, um aumento na safra baiana de grãos na casa dos 7%, segundo dados LSPA/IBGE”, comentou o secretário Lucas Costa.


Últimas Notícias