Programa visa o fortalecimento da cadeia apícola

IAGRO faz a fiscalização nas propriedades, levando  conscientização da importância do cadastro para o setor

08/07/2020 às 12:13 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

O  Programa Nacional de Sanidade Apícola ,foi instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2008. Visa o fortalecimento da cadeia produtiva , por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal.

No Mato Grosso do Sul a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal ( IAGRO) que coordena o programa que promove atividades como,  educação sanitária, estudos epidemiológicos, controle do trânsito, cadastramento, fiscalização e certificação sanitárias. Tanto o apicultor como o meliponicultor, que cria abelhas sem ferrão,  precisam estar com o cadastro atualizado. O produtor que não faz o cadastro não tem punição de multa, porém fica impossibilitado de comercializar seus produtos.  

A IAGRO faz a fiscalização nas propriedades, levando  conscientização da importância do cadastro para o setor. O programa de sanidade, serve para diagnosticar problemas, como do pequeno besouro das colmeias, oriundo da África, cujo nome científico é Aethina túmida.

No Brasil as primeiras notificações surgiram no estado de São Paulo em seguida no Rio de Janeiro, no Mato Grosso do Sul, tudo indica que o pequeno besouro das colmeias, apareceram em janeiro de 2019. Trocar a cera e as rainhas a cada ano, são técnicas simples que favorecem o manejo para o controle do pequeno besouro.  A  coordenadora do programa, e médica veterinária, Noirce Lopes da Silva,  explica que o  inseto está na natureza, porém até o momento, não tem causado danos visíveis. 
 


Últimas Notícias