Prazo para vacinação contra febre aftosa termina na próxima terça-feira no Espírito Santo

Fepsa e FAES orientam sobre os últimos dias de vacinação no estado

26/06/2020 às 14:41 atualizado por CNA - | Siga-nos no Google News
:

Termina na próxima terça-feira (30) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo que, em virtude do novo Coronavírus, teve prazo maior. Pelo motivo da pandemia, os cuidados devem ser redobrados nas propriedades rurais para que seja um período de prevenção ao rebanho e, principalmente, aos trabalhadores e produtores no campo.

Devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES) orientam os produtores que, ao se deslocarem das propriedades para compra de vacinas usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado de dois metros.

Segundo o presidente do Fepsa (ES), Neuzedino Alves de Assis, as atividades continuam normais dentro das propriedades rurais e é necessário estar atento. “As vacinações serão mantidas por se tratar de uma atividade essencial, mas devido a pandemia é fundamental adotar as devidas precauções para a saúde humana, usando máscaras, reforçando a higienização e também mantendo distância”, pontua. 

Neuzedino pede que os produtores optem declarar a vacinação junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) de forma on-line. Caso não seja possível, reforcem os cuidados ao ir presencialmente nos escritórios.

Declaração online
Para comprovar a vacinação pela internet, o produtor poderá realizar o procedimento em sua residência e de maneira segura. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec, com a utilização de login e senha fornecidos pelo Idaf, até 30/06/2020.

Caso o produtor tenha dificuldades no sistema online, ele entregará a declaração de vacinação devidamente preenchida e cópia legível da nota fiscal no escritório do Idaf. O servidor fará o lançamento no sistema posteriormente (e por ordem de recebimento). É obrigatório que conste o telefone do produtor rural para contato, caso haja algum problema no lançamento.

Mais informações com o Fepsa: (27) 3185-9225.


Últimas Notícias