Incidência de pragas diminui durante o inverno e rendimento de hortas pode chegar a 90% em MS

Colheita rende em períodos de calor, em média, 30% do total produzido

17/06/2020 às 12:05 atualizado por Famasul - | Siga-nos no Google News
:

Em junho, com o início do inverno no dia 21, o calor intenso se despede e dá lugar a temperaturas mais amenas em Mato Grosso do Sul. A estação, temida por produtores rurais de diversas cadeias produtivas, é muito esperada pelos horticultores do estado, já que as características climáticas favorecem o cultivo de algumas espécies.

“Com a pouca chuva do período, há redução da incidência de doenças pois, com o frio e umidade relativa do ar mais baixa, as pragas não aparecem. É neste momento que hortaliças como alface, rúcula, couve, repolho, almeirão e coentro, ganham espaço nas hortas do estado”, explica o consultor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Vitor Almeida.

O técnico explica que a diferença está no tempo e na eficiência para o ciclo. “Enquanto nas estações mais quentes, a alface leva em torno de 30 dias para atingir o tempo de colheita, no inverno, pode chegar até 40 dias. Leva mais tempo, mas o rendimento é muito maior. No calor de tudo que é plantado em campo aberto se colhe em torno de 30%, e no cultivo durante o inverno, a colheita atinge 90%”.

A dica para quem faz o cultivo protegido ou possui tela é colocar palha nos canteiros. “A cobertura reduz os impactos da chuva e da geada nas plantas e mantém a temperatura do solo”, acrescenta.


Últimas Notícias