ABCZ divulga resultados das Avaliações Genéticas do PMGZ Leite 2020

Programa contemplou as raças Gir, Gir Mocha, Guzerá e Sindi aptidão leiteira

15/06/2020 às 12:44 atualizado por ABCZ - | Siga-nos no Google News
:

O Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas – PMGZ disponibilizou as avaliações genéticas das raças zebuínas leiteiras. As informações permitem ao criador identificar, por meio da PTA (habilidades provável de transmissão), os animais mais adequados ao rebanho. 

A publicação online, que contempla as raças Gir, Gir Mocha, Guzerá e Sindi aptidão leiteira, avaliou a produção de leite acumulada até aos 305 dias da lactação (P305), percentual de gordura no leite (Gordura %), percentual de proteína no leite (Proteína %), pico da lactação e persistência da lactação, além das características morfológicas incluídas no Sistema Linear de Avaliação.

Nas das raças Gir e Gir Mocha, foram consideradas 57.754 lactações consistentes oriundas de 36.807 matrizes, sendo que 12.101 lactações continham informações de porcentagem de gordura e 4.427 de porcentagem de proteína do leite. No arquivo gerado, após as consistências, as matrizes estavam distribuídas em 683 rebanhos.

Na raça Guzerá, foram consideradas 8.871 lactações consistentes oriundas de 6.543 matrizes, sendo que 2.019 lactações continham informação de porcentagem de gordura no leite. No arquivo gerado, após as consistências, as matrizes estavam distribuídas em 73 rebanhos.

Para a raça Sindi, foram consideradas 976 lactações, consistentes oriundas de 660 matrizes, no arquivo gerado, após as consistências, as matrizes estavam distribuídas em 18 rebanhos. A matriz de parentesco utilizada nas análises incluiu 29.493 animais, na qual foram inseridos animais com lactação, animais jovens e ancestrais até a quarta geração.

Vale lembrar que controle leiteiro oficial é executado desde o ano de 1976 pela ABCZ e tem sido aprimorado continuamente, para melhor atender as demandas dos criadores de Zebu leiteiro. As avaliações genéticas foram realizadas por uma equipe da entidade, com o auxílio de um conselho de consultores da área de Melhoramento Genético Animal.

Confira por aqui as avaliações genéticas do PMGZ Leite 2020.

 

Foto de capa por Fazenda-Escola Uniube


Últimas Notícias